
SOBRE
O Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental é um evento anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS. Seu principal objetivo é disseminar e promover a troca de conhecimentos na área das Ciências e Tecnologias Ambientais, reunindo estudantes, docentes e pesquisadores de todo o Brasil.
Em 2024, o evento alcançou um marco importante ao realizar, simultaneamente à sua XI edição, a I International Conference on Environmental Science and Technology, com o tema: "Mudanças Climáticas: a Ciência e a Tecnologia na mitigação das ações antropogênicas". Realizado nos dias 06, 07 e 08 de novembro, o simpósio manteve seu caráter gratuito, com palestras e minicursos oferecidos de forma online, reunindo importantes nomes da ciência nacional.
A edição de 2024 contou com 401 inscritos e 97 apresentações de trabalhos, representando cerca de 90 instituições de ensino brasileiras. Entre os participantes, estiveram 179 estudantes de graduação, 122 de pós-graduação, 65 profissionais da área e 35 participantes do público em geral.
.png)
Esperamos você na próxima edição!!!
EVENTOS ANTERIORES
2014 - 2017
Produção Sustentável e Conservação Ambiental
A primeira edição do Simpósio foi realizada em 2014, e contou com um público de aproximadamente 60 simposistas. Aos poucos, o evento foi ampliado e em 2017, começou a ter temas específicos, voltados para discussões importantes em Ciências Ambientais. O tema de 2017 foi: Produção Sustentável e Conservação Ambiental,
2018 -2019
Ciência para redução das desigualdades
Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável
Em 2018 iniciou o Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul, evento que se juntou ao Simpósio, para reunião e discussão de temas e pesquisadores da região. Os temas escolhidos passaram a se inspirar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, por isso em 2018 discutimos "Ciência para a redução das desigualdades" e em 2019 , a "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". Em cada ano tivemos cerca de 70 trabalhos sendo apresentados, e 190 participantes.
2020 - 2021
Ciência Tecnologia e Sustentabilidade
Os Desafios da Ciência
Nos anos de 2020 e 2021, devido a pandemia de COVID-19, o simpósio foi realizado por plataformas digitais, oferecendo obstáculos e desafios para a realização, mas muito aprendizado para futuros eventos. Chegamos a ter 500 inscritos, e divulgamos as palestras pelo youtube do PPGCTA:
https://www.youtube.com/c/PPGCiênciaeTecnologiaAmbiental.
Em 2020, o tema escolhido foi "Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade Ambiental" e em 2021, "Os Desafios da Ciência".
2022
Ciência Básica para Sustentabilidade
Em 2022, o Simpósio também foi online, com o tema CIÊNCIA BÁSICA PARA A SUSTENTABILIDADE, concordando com o tema proposto no Brasil pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para promover o ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA BÁSICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (AICBDS/IYBSSD) da UNESCO. Repetimos o sucesso de inscritos dos anos anteriores e tivemos muitos trabalhos apresentados. Confira os resumos em "Anais do Simpósio".
2023
Presente, passado e Futuro
Em 2023, o tema: "Presente, Passado e Futuro", remeteu ao atual momento, a história e ao futuro da Ciência , comemorou 10 anos do PPGCTA e o início do Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental. A X edição contou com 345 inscritos e 121 trabalhos publicados nos anais.
2024
Mudanças Climáticas: a Ciência e a Tecnologia na mitigação das ações antropogênicas
Em 2024, o tema “Mudanças Climáticas: a Ciência e a Tecnologia na mitigação das ações antropogênicas” evidenciou o papel central da produção científica e da inovação tecnológica como estratégias fundamentais no enfrentamento dos impactos ambientais causados por atividades humanas. A edição também ficou marcada por sua internacionalização, consolidando-se como a primeira versão do evento à nível global. Ao todo, o XI Simpósio contou com 399 inscritos e 97 trabalhos publicados nos anais.