PROGRAMAÇÃO COMPLETA
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E HORÁRIOS ABAIXO.
AS PALESTRAS E MINICURSOS SERÃO TRANSMITIDOS NO SITE DA EVEN3, ONDE FOI FEITA A INSCRIÇÃO NO EVENTO
Teresa Cristina da Silva Rosa
A palestra de abertura será ministrada pela prof. Dra. Teresa Cristina da Silva Rosa, da Universidade de Vila Velha, Espírito Santo. A Dra. Teresa é Bolsista PQ2/CNPq, Doutora em Sócio-économie du développement (EHESS, Paris). Docente nos Programas de Pós Graduação em Sociologia Política e em Arquitetura e Cidade além dos cursos de graduação (Relações Internacionais e Psicologia) da Universidade Vila Velha. Líder do Núcleo de Estudos Urbanos e Socioambientais/NEUS, tendo colaborado como pesquisadora de grupos com interesse sobre temáticas relativas a sociologia da ciência e a sociologia ambiental na UFRRJ e na UEPB. Trabalha em temáticas de pesquisas interdisciplinares e complexas tais como: produção de conhecimentos ambientais na interface da esfera científica com a esfera política; análise de políticas públicas ambientais e governança ambiental; e vulnerabilidade.socioambiental e redução de risco de desastres em contexto de eventos climáticos no Antropoceno.
Environmental Issues, sustainability, Socioenvironmental vulnerabilities, disaster risk reduction
MESA REDONDA
Nessa mesa redonda do dia 06/11, às 19:45 horas, os doutores Camila Rutkoski, Thamarys Scapini e Francisco Reichert Jr falarão sobre Contaminação ambiental, biotecnologia vegetal e economia circular no contexto das mudanças climáticas.
Camila Fatima rutkoski
Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (2016), Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental (2019) e Doutorado em Engenharia Ambiental (2024). Realizou doutorado sanduíche (PDSE- CAPES) na Universidad del País Vasco (2022-2023), onde desenvolveu estudos de remediação de solos contaminados e avaliou o efeito de contaminantes emergentes em organismos terrestres. Professora substituta no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária na UFFS- Campus Chapecó.
Tem experiência nas áreas de remediação de solos contaminados, bioquímica, biotecnologia, monitoramento ambiental, ecotoxicologia aquática e terrestre bem como, com licenciamento ambiental.
Camila, Thamarys e Francisco são egressos do PPGCTA
Thamarys scapini
Doutora em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (2021-2024) pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba - PR). Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária (2018) e Mestra em Ciência e Tecnologia Ambiental (2021) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (Erechim - RS). Possui experiência na área de biotecnologia ambiental, com ênfase em biomassas residuais para conversão em bioenergia e bioprodutos num contexto de biorrefinaria. Também atua em projetos voltados a mitigação de gases de efeito estufa por processos biológicos e químicos. É colaboradora no grupo de pesquisa do Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos (UFFS).
Francisco Wilson Reichert Júnior
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Fronteira sul (2015),atuando na área de controle alternativo de pragas de armazenagem de grãos. Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Fronteira Sul, na área de controle alternativo de plantas daninhas (biocontrole a partir de fungos isolados de plantas) (2017). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de pré-melhoramento de plantas, coleta e caracterização de germoplasma de milho. Atualmente é professor na área de biotecnologia e Melhoramento na Universidade de Passo Fundo (UPF) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em agronomia (UPF). Coordenador do programa de melhoramento de Aveia da Universidade de Passo Fundo. Possui experiência na área de caracterização e avaliação de germoplasma, pré-melhoramento de plantas e produtos biológicos.
Bárbara
Poerner
Jornalista |Colunista de justiça climática em CAPRICHO | Consultora em Instituto Febre | Projetos em Clima, Direitos Humanos e Gênero
No dia 07/11, quinta feira, a palestra as 18:30 horas será com a jornalista Bárbara Poerner, que atua também como repórter e comunicadora, transitando entre o jornalismo multimídia e projetos audiovisuais e de impacto. Atualmente coordena a comunicação do Intituto Clima de Eleição, é colunista de meio ambiente na CAPRICHO, gerente de projetos voluntária na EmpoderaClima (organização que trabalha em gênero e clima no Sul Global) e Consultora do Instituto Febre (organização que trabalha na agenda de justiça climática e gênero na moda). Em 2023, foi fellowship do International Center for Journalists (ICFJ), período no qual dirigiu e produziu a websérie documental Monocultura da Energia. No mesmo ano, no Instituto ClimaInfo, foi assessora de comunicação na Coalizão Energia Limpa. Também foi repórter na revista ELLE Brasil (2021) e produtora de vídeo e conteúdo na Mundo Content (2022). Desde 2016, vem desenvolvendo projetos (de comunicação e de impacto) com outras organizações e atuou ainda com Instituto Caburé, Conectas, Núcleo, Clima de Eleição e Escola de Ativismo.
Andre Jasper
A palestra das 19:30 horas do dia 07/11 será com o Dr. Andre Jasper, Professor Titular da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. de Lajeado, RS. O Dr. Andre é graduado em Ciências Biológicas pela UNISINOS, Mestre e Doutor em Ciências (Geociências - Paleontologia Estratigráfica - Paleobotânica) pela UFRGS e fez o seu estágio de Pós-Doutorado na Eberhard Karls Universität Tübingen, Tübingen, Alemanha. Na UNIVATES atua em cursos de graduação e é Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de supervisionar estágios de pós-doutorado. Atua como consultor da CAPES na avaliação de Programas de Pós-Graduação (Comitê Assessor Ciências Ambientais - CACiAmb) e do INEP na avaliação de Cursos de Graduação. Atualmente Coordena Comitê Assessoramento de Geociências da FAPERGS. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010 e Pesquisador Experiente da Alexander von Humboldt Foundation desde 2015. Desenvolve pesquisas em redes de cooperação e atua em parceria com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de pesquisa são a Paleobotânica e as Paleoambientes, abordando temáticas como as paleofloras gondwânicas, o impacto regional e globals dos paleoincêndios vegetacionais e a gênese e evolução de biomas terrestres. O Dr. Andre falará sobre "Ciclos ambientais de longo e curto termo: as mudanças climáticas e a falácia da normalidade".
APRESENTAÇÕES ORAIS DE TRABALHOS
As apresentações orais dos trabalhos inscritos para essa modalidade será realizada no dia 08/11, sexta feira, de forma online, entre 13:30 e 17:30 horas. Quem optar pela apresentação oral estará concorrendo ao prêmio de "MELHORES TRABALHOS".
Os ganhadores serão anunciados ao final da palestra de encerramento do dia 08/11, ás 20:30 horas e terão certificado específico comprovando o destaque de seu trabalho no evento.
A ordem das apresentações será divulgada aqui no site e enviada por e-mail.
Para apresentar o trabalho de forma oral, você deve responder a pergunta no momento da inscrição: Qual a modalidade de apresentação do(s) trabalho(s)? Ali assinale: apresentação oral.
Mas atenção: na submissão do resumo você também tem que enviar o banner, pois ele será divulgado nas redes sociais.
As apresentações serão de no máximo 05 minutos e fica a critério do participante utilizar o próprio pôster submetido durante a inscrição ou fazer uma breve apresentação de slides.
O link para apresentação e para assistir estará na Even3, na sua área de inscrito.
Certifiquem-se de acessar a plataforma e ir na opção Apresentação de Trabalhos, onde contará com a data e horário de sua apresentação bem como em qual sessão ela irá ocorrer.
Cristiano Venicius de Matos Araujo
Na sexta feira, dia 08/11 às 18:30 teremos uma palestra com um convidado que falará direto da Espanha: o Dr. Cristiano Venicius de Matos Araújo, pesquisador científico titular no Instituto de Ciências Marinhas da Andaluzia (ICMAN-CSIC),
Puerto Real, Espanha.
Cristiano é biólogo, formando na Universidade Católica de Salvador (Brasil), obteve dois títulos de mestrado (Ecologia e Biomonitoramento; Brasil e Oceanografia; Espanha) e fez doutorado em Ecotoxicologia na Espanha. Trabalhou em instituições do Brasil, Equador, Portugal, Venezuela . Estuda principalmente o papel dos contaminantes como perturbadores ambientais, avaliando a resposta de evitação dos organismos à contaminação e suas implicações para a distribuição espacial das espécies. Sua palestra será sobre " A resposta de seleção de hábitat em um contexto ecotoxicológico: Conceitos, métodos e implicações ambientais".
Pedro Germano dos Santos Murara
A palestra de encerramento, que acontecerá no dia 08/11 às 19:30 horas será com o Dr. Pedro Murara, que falará direto do Canadá sobre "Escalas de Ações de Mitigação às Mudanças Climáticas: Do Local ao Global".
Pedro Murara é geógrafo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche na Università degli Studio di Torino (Itália). É Posdoc pela Universitè de Moncton (Canadá - 2021/2022). Atua como docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim (RS), lecionando nos cursos de Geografia (lic/bac), Ciências Biológicas e no Programa de Pós-graduação e Geografia da UFFS. Desde 2022 é colaborador no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia e Biogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: clima e saúde, variabilidades climáticas, mudanças climáticas, paleoclimatologia, paleoambientes e biogeografia histórica. No momento está como pesquisador na Université de Moncton, Canadá